Você já parou para pensar que a sua empresa poderia ter alguém disponível para atender os seus clientes 24h por dia, 7 dias por semana, e em qualquer lugar? Bom, na verdade, não estamos falando de uma pessoa ou profissional específico, mas de uma ferramenta indispensável para qualquer negócio que queira sobreviver num mundo cada vez mais digital. Estamos falando de um chatbot.

 

Os smartphones têm mudado o comportamento dos usuários, que, hoje, estão muito mais exigentes. Não dá mais para fugir: para conquistar as pessoas, seu negócio precisa oferecer uma experiência segura e completa no mundo digital. Não é por acaso que a Garner estima que, em 2021, mais da metade das organizações gastará mais por ano em criações de Bots e Chatbots do que com o desenvolvimentos de aplicativos tradicionais para dispositivos móveis.

 

Você já deve estar familiarizado com a Lu, assistente virtual da Magazine Luiza, ou com a Siri, assistente virtual da Apple, que usa comandos de voz para orientar os seus usuários. Mas ainda assim, vamos explicar aqui que um assistente virtual é um sistema de inteligência artificial (IA) que tem como objetivo agilizar o atendimento ao cliente, oferecendo uma comunicação eficaz e objetiva.

 

Um chatbot também é um assistente virtual. Mas, diferente da Siri, por exemplo, esse bot é criado para simular uma conversa com o seu cliente e cumprir com um determinado objetivo. Um chatbot não deve ser comparado a um telemarketing, mas, sim, a um amigo que existe para tornar a experiência do seu usuário mais completa, rápida, prática e descomplicada.

 

 

Elencamos algumas das principais vantagens que um chatbot tem para oferecer para a sua empresa:

 

- Estrutura simples: por ser um sistema que usa da Inteligencia Artifical, o seu negócio não precisa investir em um espaço físico. Apenas em uma empresa que desenvolva o seu chatbot, tornando o serviço muito mais econômico para a sua marca.

- Disponibilidade 24/7: não importa a hora e o lugar, basta uma plataforma digital para o seu chatbot existir e estar preparado para atender e oferecer o que os seus clientes necessitam. Estamos falando de um atendimento que funciona 24h por dia, 7 dias por semana.

- Otimização dos resultado: enquanto o seu assistente virtual oferece um atendimento rápido, ágil, a qualquer momento e em qualquer lugar, a sua equipe e demais colaboradores poderão focar em atividades mais relevantes para garantir os resultados que a sua empresa deseja alcançar.

- Abrangência: um chatbot é quase onipresente, pois pode estar disponível em diversos canais do mundo digital: sites, aplicativos, WhatsApp e Facebook. Além disso, é importante lembrar que não existem limites geográficos para marcas que contam com um assistente virtual, já que o atendimento pode ser realizado de qualquer lugar do mundo.

 

 

E aí, você vai decidir abraçar a transformação digital agora, ou vai esperar para correr atrás dela quando for tarde demais? Entre em contato com a gente!